< Ver outros artigos

Dia Mundial da Saúde 2014

07/04/2014

O Dia Mundial da Saúde é celebrado todos os anos no dia 7 de abril, data que celebra a fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948. A cada ano é selecionado um tema que ressalta uma área prioritária de saúde pública. O Dia provê uma oportunidade para pessoas de todas as comunidades se envolverem nas atividades que podem levar a melhores condições de saúde.

O tema do Dia Mundial da Saúde 2014 é Doenças causadas por vetores.

 

O que são doenças causadas por vetores?

Vetores são organismos que transmitem patógenos e parasitas de uma pessoa (ou animal) infectada para outra. Doenças transmitidas por vetor são enfermidades causadas por estes patógenos e parasitas na população humana. As doenças são mais comuns em áreas tropicais e locais onde o acesso à água potável e saneamento básico é problemático.

A mais letal das doenças causadas por vetor, a malária, estima-se que tenha causado 660 mil mortes em 2010, em sua maioria crianças da África. Entretanto, a doença que mais vem crescendo em número de vítimas no mundo é a dengue, cuja incidência aumentou 30 vezes nos últimos 50 anos. A globalização do comércio e deslocamentos rápidos entre continentes, assim como mudanças no meio ambiente, como alteração do clima e urbanização tem exercido grande impacto na transmissão de doenças transmitidas por vetor, inclusive causando seu aparecimento em países onde eram antes desconhecidas.

Em anos recentes, compromissos renovados de Ministérios de Saúde, iniciativas em saúde regionais e globais – com suporte de fundações, organizações não governamentais, o setor privado e a comunidade científica – ajudaram a diminuir a incidência e as mortes causadas por algumas doenças causadas por vetores.

Sabe-se que as doenças transmitidas por vetores causam elevada carga de saúde aos indivíduos infectados e suas famílias, comunidades, especialmente nos países pobres, pois levam à faltas na escola e no trabalho, à piora do estado de pobreza, ao impacto negativo na economia e produtividade, e altos custos de tratamento, com consequente sobrecarga nos sistemas de saúde dos países.

Organização Mundial da Saúde

Copyright 2017 Legrand - Todos os direitos reservados.