< Ver outros artigos

Sucos detox realmente funcionam?

13/02/2015

Muito se fala atualmente sobre sucos e sopas detox, que supostamente desintoxicam o organismo e contribuem para o desinchaço ou emagrecimento. Segundo a nutricionista Andréa Esquivel, acreditar que se fará mesmo a limpeza no corpo ao tomar sucos após dias de excessos é uma visão muito simplista do ponto de vista nutricional.

A profissional, inclusive, explica que hoje o termo “intoxicar” é usado erroneamente para definir uma alimentação hipercalórica. “Os alimentos que podem causar a intoxicação são aqueles contaminados com microrganismos patogênicos, que levam a doenças como as toxinfecções alimentares", esclarece.

O que ocorre com o consumo de alimentos gordurosos, na verdade, é uma sobrecarga digestiva e do fígado – que participa desse processo ao fazer a absorção de nutrientes. “Entre os sintomas de infecções alimentares estão a diarreia, dores abdominais, vômitos, náuseas, entre outros. Já quando o organismo está sobrecarregado pelo excesso de gorduras ou de bebidas alcoólicas, são apresentados sinais como fadiga, má digestão, dor de cabeça, refluxo gastresofágico, gases e flatulência”, acrescenta Andréa.

 

Afinal, os sucos ditos “detox” funcionam?

 

“Utilizar gengibre, hortelã ou capim-santo contribui para refrescar ou melhorar o paladar, mas os efeitos que esses ingredientes causam são muito pequenos e passageiros. Já o suco com couve pode contribuir para proteger a mucosa do estômago, caso seja consumido por uma semana e de 2 a 3 vezes ao dia, mas ainda assim é pouco para que seus efeitos sejam sentidos”, afirma a nutricionista.

Portanto, essas bebidas funcionam por pouco tempo, por isso não é justificável consumi-las sem a ingestão de outros alimentos saudáveis ao longo do dia. “Para melhorar o fígado sobrecarregado, é importante fazer uma alimentação equilibrada com frutas frescas, saladas de folhas e vegetais, além de sucos naturais e água de coco, que são ótimos aliados para hidratar e recuperar o organismo”, complementa Andréa.

 

5 reais dicas para não sobrecarregar o organismo

 

1. Caso consuma alimentos gordurosos, intercale-os com frutas e saladas, mesmo durante as comemorações.

2. Junto com a bebida alcoólica (com moderação), tome sucos, água de coco ou mineral, para diminuir os impactos no organismo.

3. Tente substituir boa parte do refrigerante que consome por sucos naturais.

4. Na hora da sobremesa, prefira as frutas.

5. É indicado o consumo de 3 a 4 frutas diferentes por dia: você pode ingerir uma ou mais em forma de suco ou na salada.

Copyright 2017 Legrand - Todos os direitos reservados.