< Ver outros artigos

Ginseng e a saúde da mulher

12/12/2013

Muito se fala do ginseng, mas o que é o ginseng? De onde ele vem? Como se dá sua ação? Ginseng é uma planta utilizada na medicina oriental há milhares de anos. A parte utilizada é sua raiz, com a qual se faz o extrato dos ginsenosídeos. Sua ação na melhora do desempenho físico e mental se dá pela ativação da circulação. Ele ainda estimula a capacidade cognitiva, a memória e os níveis de concentração. Tem também ação positiva sobre o sistema imunológico e no combate o stress. Alguns estudos indicam que o ginseng ajuda no metabolismo da glicose, podendo ser utilizado com adjuvante no controle da glicemia, especialmente em casos de diabetes tipo II.


Os benefícios do ginseng tem sido descritos em muitos estudos e se dão sobre diversas áreas do organismo. E para as mulheres? Quais benefícios podem ser obtidos com o uso do ginseng?


Para a saúde feminina ele também tem propriedades. É conhecido por estimular a produção de estrogênio, proporcionando alívio dos sintomas da menopausa. Como terapia complementar para menopausa, pode ajudar a reduzir as ondas de calor conhecidas como fogachos e as mudanças de humor.


Além disso, esse efeito sobre o estrogênio, aliado a ativação da circulação, pode atuar como um estimulante sexual. Aumenta a libido e os níveis de satisfação para mulheres. Cientistas coreanos associaram o uso do ginseng com o relaxamento do tecido vaginal, efeito esse que também pode ser relacionado a melhora da vida sexual feminina.


Nas pacientes pós menopausa, o ginseng mostrou ainda efeito antidepressivo, referente a uma melhora nos níveis de energia. Isso prova uma melhora geral no bem estar das mulheres nessa fase de transição.


Com propriedades antioxidantes, apresenta atividade anti-idade, combatendo os efeitos nocivos dos raios solares acumulados na pele. E, como estimulante da produção de colágeno, combate as rugas e marcas de expressão.


Referências Bibliográficas

J Ethnopharmacol. 2007 Jan 3;109(1):29-34. Panax ginseng induces human Type I collagen synthesis through activation of Smad signaling.

Forsch Komplementmed. 2011;18(5):264-8. Effectiveness of a herbal formula in women with menopausal syndrome.
Nutr Neurosci. 2013 Oct 1. The effect of fermented red ginseng on depression is mediated by lipids.

J Sex Med. 2010 Apr;7(4 Pt 1):1469-77. Effects of Korean red ginseng on sexual arousal in menopausal women: placebo-controlled, double-blind crossover clinical study.

J Sex Med. 2008 Sep;5(9):2079-84. The effect of Korean red ginseng extract on the relaxation response in isolated rabbit vaginal tissue and its mechanism.

J Med Food. 2012 Nov;15(11):1015-23. Fermenting red ginseng enhances its safety and efficacy as a novel skin care anti-aging ingredient: in vitro and animal study.

Menopause. 2012 Apr;19(4):461-6. Effects of red ginseng supplementation on menopausal symptoms and cardiovascular risk factors in postmenopausal women: a double-blind randomized controlled trial.

Nutr Res. 2012 Jun;32(6):428-38. Cultivated ginseng suppresses ultraviolet B-induced collagenase activation via mitogen-activated protein kinases and nuclear factor κB/activator protein-1-dependent signaling in human dermal fibroblasts.

Copyright 2017 Legrand - Todos os direitos reservados.